segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Caçula carimba a faixa do campeão amador e decidirá a Supercopa Gazeta


*** Por Edmar Ferreira

Centro Rural e Grêmio Bela Vista fizeram um dos melhores jogos da história da Copa Gazeta, digna de uma semifinal. Para muitos, o placar de 4 a 1 - ainda por cima de virada - em favor do representante de Cordeirópolis foi a maior surpresa dos últimos anos. Mas pelo que os dois times apresentaram em campo, o resultado foi justo.

O atual campeão amador criou a primeira chance aos 4 minutos, com Diego Carioca. O ex-meia da Internacional arriscou de fora da área, levando perigo ao gol de Oreia. A resposta veio no minuto seguinte com Ere, que tentou cruzar da direita e por pouco não surpreendeu o goleiro David.

Aos 8 minutos, Oreia fez uma defesa espetacular no chute de Will. O jogo era lá e cá e no lançamento primoroso para Americano, o goleador invadiu a área e soltou uma bomba na trave.

As equipes criavam a todo momento e aos 12 minutos, o ala Juninho tentou o gol de fora da área e Oreia se esticou todo para desviar para escanteio.

O Grêmio Bela Vista tinha uma grande arma: as faltas cobradas por Alex. O ex-jogador do União Barbarense travou um duelo particular com o goleiro David. Aos 15 minutos, o arqueiro soltou uma das faltas cobradas pelo "cabeludinho", mas Americano chegou atrasado para completar.

Aos 17, o placar foi aberto. Juninho conseguiu se livrar de Baiaininho pela direita, entrou na área e acabou derrubado por Renato. Pênalti marcado por Leandro Bizzio Marinho. Robinho cobrou muito bem, forte e no canto direito, fazendo 1 a 0. O atacante dedicou o gol ao técnico Zelão Giacomelli, que durante a semana passou por uma cirurgia no coração e ficou em casa ouvindo a transmissão da Rádio Educadora.

Por reclamação, o técnico Pir, do Bela Vista, foi expulso. Aos 22 minutos, o Bela Vista chegou ao empate. Lançamento milimétrico para Baianinho na equerda, que partiu em velocidade até a entrada da área. Juninho veio para a cobertura, porém derrubou o adversário. Outro pênalti assinalado. Americano deslocou o goleiro David, deixando tudo igual: 1 a 1.

O Centro Rural só não passou a comandar novamente o placar graças a Oreia. O goleiro do Grêmio Bela Vista fez uma excelente defesa na cabeçada de Will, após cruzamento da esquerda de Guilherme.




Aos 39 minutos, a virada do caçula. Falta cobrada por Alex pela direita e gol de cabeça de Guga, que subiu no oitavo andar para fazer 2 a 1. Que festa do Bela Vista, em especial com o becão de 1m90 de altura.
O segundo tempo foi ainda mais eletrizante. O duelo Alex e David continuava. Era uma falta atrás da outra, sempre com perigo. E como pega bem na bola o ala.

Aos 6 minutos, na falha do zagueiro Lupu, Alex apareceu livre na grande área, mas chutou em cima da David, perdendo ótima chance. Se tocasse de lado, Americano fatalmente faria o gol.

O Centro Rural nem parecia aquele time vibrante do Campeonato Amador. Parecia perdido, sem coordenação. Aos 8 minutos, na falta cobrada por Matheus Garcia, defesa segura de Oreia.

Edson Cavalaro, que substituía a Zelão Giacomelli, precisou mudar seu esquema em razão da ausência do zagueiro Luiz Fernando. Sendo assim, precisou deslocar Lupu da ala-direita para a zaga, promovendo a estreia de Guilherme, ex-Guaçuano, e um dos convidados. Outra novidade do Centro Rural era o volante Rodney, ex-Inter e que disputou a Série B pelo Icasa. Mas faltou entrosamento com o restante do time.

Aos 16 minutos, o único erro do árbitro em toda partida. Em um lançamento para Americano, o goleiro David saiu desesperado de sua meta e entrou de forma violenta no atacante. Além de ser o último homem, a entrada foi desproporcional. Bizzio só mostrou o cartão amarelo ao goleiro.

Rato, herói da conquista do Amadorzão, entrou no Centro Rural e em sua primeira chance bateu cruzado para a defesa de Oreia. Aos 30 minutos um lance incrível. Quatro jogadores do Bela Vista desceram praticamente livres, apenas com Fernandão na cobertura, e mesmo assim não souberam marcar o gol. O goleiro David evitou três vezes seguida, inacreditavelmente.


De tanto insistir, o caçula da Copa Gazeta chegou ao terceiro gol. Lupu tentou recuar para David, porém entregou a bola de bandeja ao oportunista Americano. Com tranquilidade, o goleador ainda tirou o goleiro da jogada para marcar o terceiro de sua equipe, o segundo dele no jogo. Um gol parecido com o anotado por Tato diante do Palmeiras, no Morumbi, na final do Paulistão de 1986.

O Centro Rural sentiu o golpe e um minuto depois, Alex aproveitou-se de uma nova falha defensiva para ficar livre e tocar com maestria no canto de David: 4 a 1. Era o gigante Centro Rural na lona, nocauteado.

O Bela Vista administrou os minutos finais e com estilo, comemorou a inédita classificação para a final da Libertadores do Amador. E para muitos, a palavra destino realmente existe. O time de Cordeirópolis terminou em sexto lugar no Campeonato Amador, porém herou a vaga que seria do Abílio Pedro, que não pode disputar a competição por estar suspenso. Agora tem a chance de conquistar o título.

Ficha Técnica

Centro Rural 1 x 4 Grêmio Bela Vista


Gols - Robinho, de pênalti, aos 19 do 1º tempo (CR); Americano, de pênalti, aos 23 e Guga aos 39 do 1º tempo, Americano aos 33 e Alex aos 34 do 2º tempo (BV)
Local - Limeira F.C
Árbitro - Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares - Bruno Salgado Rizo e Elton Pinheiro Ferreira
Centro Rural - David; Juninho (Dinho), Lupu, Fernandão e Guilherme; Rodney, Emerson, Diego Carioca e Matheus Garcia (Fabiano Negreiro); Robinho e Will (Rato). Técnico - Edson Cavalaro.
Grêmio Bela Vista - Oreia; Ere, Maicon, Guga e Keka; Danilo (Bruninho), Renato, Alex e Baiano; Americano (João Paulo) e Baianinho. Técnico - Pir.


*** Fotos - Mário Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário