terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Nos pênaltis, Nova Itália conquista Supercopa Gazeta em cima do caçula Grêmio Bela Vista


*** Por Edmar Ferreira







O primeiro título do Nova Itália tinha que ser sofrido. Faz parte da vida desta equipe que tem uma torcida apaixonada, que sofre, chora e vibra. Difícil encontrar no futebol amador da nossa região tanto amor a uma agremiação. E que família tem o time presidido por Rodrigo Cerchiari. Da gosto de ver.

Foram precisos 37 anos para que, enfim, o grito de "é campeão" saísse de uma vez por todas da boca de seus fanáticos torcedores. E essa primeira conquista não poderia ser melhor. O Nova Itália é simplesmente campeão da Supercopa Gazeta, o título mais importante do calendário do futebol amador da cidade.

E olha que o time vinha de dois vices só este ano, na Copa Amizade, quando perdeu para o Juventus e no Amadorzão, quando foi derrotado pelo Centro Rural.

Uma manhã linda ontem no Limeira FC, que recebia seu 24º jogo de Copa Gazeta Amadora, porém a primeira final, interrompendo uma sequência de 15 anos de finais no Pradão. Sol escaldante, arquibancada lotada e muita corrente positiva para o famoso Novinha, representante de Limeira na final.


Mas do outro lado estava um caçula pra lá de indigesto, que fez bonito demais na competição. O Grêmio Bela Vista fez uma grande Supercopa e valorizou ainda mais a conquista do tricolor limeirense.

Mas não foi nada fácil. O Nova Itália até que começou melhor, dominando as ações. Logo aos 7 minutos, em jogada rápida de Joãozinho pela direita, chute cruzado para a defesa de Oreia, que desviou para escanteio.
O Grêmio Bela Vista sentia demais a ausência de seu principal jogador. O meia Alex, que desequilibrou nos dois primeiros jogos, não atuou na decisão, uma vez que assinou contrato com o São Bento para jogar o Paulistão. Ficou com receio de se machucar e perder o Estadual de 2015.


Sem o "cabeludinho", Americano foi pouco acionado no ataque e viu sua equipe jogar muito defensivamente. O jeito era explorar o jogo aéreo com o zagueiro Guga. E foi justamente o becão que criou a primeira chance do time de Cordeirópolis aos 9 minutos, quando subiu mais que todo mundo para escorar de cabeça, fazendo o goleiro Ceará trabalhar pela primeira vez.

Com Joãozinho atuando como ala-direito, o Nova Itália tinha uma ótima opção ofensiva. Aos 13 minutos o ex-jogador do União São João conseguiu um desarme pelo meio, porém finalizou mal para o gol.

Aos 17 minutos, o Nova Itália perdeu uma ótima oportunidade para abrir o placar. Renato deu a bola nos pés de Piá no meio de campo, armando um tremendo contra-ataque. O meia, escolhido o craque da Supercopa Gazeta, fez um lançamento primoroso para Maicon. O artilheiro saiu livre na cara do gol e tentou encobrir o goleiro Oreia. Porém pegou mal na bola, tocando pela linha de fundo. Nem ele acreditou no gol perdido. Seria o seu quarto tento na competição.

Aos poucos o Bela Vista foi crescendo no jogo e aos 18 minutos aproveitou a chance de ouro que teve. Em falta frontal, Keka rolou para a bomba de Americano. A bola passou por baixo da barreira, entrando no canto esquerdo de Ceará: 1 a 0. Quarto gol do goleador no torneio.

O time de Cordeirópolis passou a jogar a vontade, principalmente explorando o erro do adversário, que aparentava nervosismo ao extremo em campo. Enquanto Piá abusava das faltas, Oreia quase não era exigido. Até a barulhenta torcida Máfia Italiana só assistia ao jogo, tamanha tensão.


Aos 21 minutos, na descida de Renato pela direita, passe preciso para o lateral Ere, que bateu forte da entrada da área. Excelente defesa de Ceará em seu canto esquerdo. Aos 27, após escanteio cobrado por Baiano de Cordeiro, o lateral Keka cabeceou com perigo.

Aos 33 minutos, Ceará operou um verdadeiro milagre no Limeira FC. Em cobrança de falta de Keka pela meia-direita, a bola tinha como endereço o ângulo superior direito, mas o arqueiro do Novinha fez a defesa do campeonato. Um espetáculo.

Após o susto, o Nova Itália voltou a dominar as ações nos dez minutos finais da primeira etapa. Aos 35, em jogada envolvente de Maicon, o atacante cruzou rasteiro da esquerda, Izaías abriu as pernas e Nando, de frente para o gol, tentou o ângulo. Defesa espetacular de Oreia.

Mas aos 46 minutos não teve jeito e o Limeira FC quase veio abaixo. Na saída errada de Tokinho, curiosamente o substituto de Alex, Izaías ajeitou na medida para o golaço de Diego. O ala acertou um chute violento de fora da área e certeiro, no canto esquerdo de Oreia: 1 a 1.

O segundo tempo foi bem abaixo da expectativa. Os dois times estavam visivelmente cansados, culpa do forte calor. Pouca produção e muita marcação no meio de campo. As equipes pareciam satisfeitas com a igualdade e já pensavam nas penalidades máximas.

Para se ter uma ideia, foram apenas três chances de gol, nenhuma delas com perigo. Aos 10, o zagueiro Guga arriscou de longe e mandou por cima. Aos 21 foi a vez de Joãozinho, do Nova Itália, fazer o mesmo. Bola à direita de Oreia. E aos 38, após falta cobrada por Charlinho, o meia Magrão desviou de cabeça e Ceará se esticou todo para defender.

Com o placar final de 1 a 1 e uma atuação extraordinária do árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, a decisão do título foi para as penalidades máximas.











O Nova Itália foi mais competente e converteu as cinco cobranças, com Caio, Elivelton, Joãozinho, Maicon e por último Piá. O Bela Vista acertou três com Americano, Keka e Juninho. Porém o zagueiro Guga chutou para fora o sonho de sua equipe se tornar o sétimo caçula campeão da chamada "Libertadores do Amador".
Festa do Nova Itália e o batuque rolou solto até altas horas.

Na premiação, o Grêmio Bela Vista recebeu quatro troféus, o de vice-campeão, o de artilheiro com Americano, autor de quatro gols, o de goleiro menos vazado com Oreia, que sofreu apenas dois gols em três jogos e o de revelação com o volante Renato. O Novinha ficou com o troféu mais importante de campeão e o de melhor jogador com Piá, o meia que entrou para a história da equipe.

Ficha Técnica

Nova Itália 1 x 1 Grêmio Bela Vista


(5 x 3 nos pênaltis)
Gols - Americano, de falta, aos 18 do 1º tempo (BV) e Diego aos 46 do 1º tempo (NV)
Local - Limeira FC
Árbitro - Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Nova Itália - Ceará; Joãozinho, Nicola, Eliezer e Diego; Elivelton, Henrique, Nando (Paçoca) e Piá; Maicon e Izaías (Caio). Técnico - Reginaldo Savogim.
Grêmio Bela Vista - Oreia; Ere, Guga, Maicon e Keka; Charlinho, Renato, Tokinho (Danilo Magrão) e Baiano de Cordeiro; Americano e Baianinho (Juninho). Técnico - Pir.
Ocorrências - cartões amarelos para Nicola, Elivelton e Henrique (NV); Guga, Keka e Renato (BV).

Premiações Individuais:

Igor Rodrigues premia Renato (Bela Vista) - revelação

Artilheiro Americano (Bela Vista) - 4 gols, com Paulo Oliveira

Goleiro Oreia (Bela Vista) - menos vazado com 2 gols - com Antonino Alcântara Teixeira Martins, presidente da Liga Desportiva Limeirense

Dr Roberto Lucato e o meia Piá (Nova Itália), eleito o craque da Copa Gazeta

*** Fotos - Mário Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário