domingo, 30 de novembro de 2014

Finalistas da Copa Gazeta serão conhecidos nesta manhã

*** Por Edmar Ferreira

Dois grandes jogos acontecem nesta manhã pela categoria amadora. Em disputa uma vaga para a final da Supercopa Gazeta. No Limeira F.C, às 10h, o Centro Rural enfrenta o Grêmio Bela Vista, jogo que terá a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com Edmar Ferreira, Naldo Dias, César Roberto e Denis Suidedos.

Por ser o atual campeão amador - venceu o Nova Itália na final por 1 a 0 (gol de Rato) -, o Centro Rural entra direto nessas semifinais. Seu adversário será o surpreendente Grêmio Bela Vista, que eliminou o tradicional Santa Rosa por 1 a 0, domingo passado, gol de Americano.

No mesmo horário, no Sindicato dos Papeleiros, o Nova Itália enfrenta o Tanquinho. O Novinha, que busca o título inédito, terá pela frente simplesmente o atual campeão.

Nova Itália

O Nova Itália tem a mesma história da Ponte Preta. Tem torcida, tradição, é respeitada por todos, porém falta um título em sua galeria. Teve a chance de disputar duas finais nos últimos anos, mas perdeu ambas, uma na Copa Gazeta e outra no Campeonato Amador.

Na Copa Gazeta o Novinha foi finalista em 2008, logo em sua primeira participação na chamada "Libertadores do Amador". Naquele ano o time presidido por Rodrigo Cerchiari terminou a primeira fase com duas vitórias (2 x 0 Central e 3 x 1 Santa Rosa) e um empate (2 x 2 Seringueira Kahel). Nas semifinais precisou dos pênaltis para eliminar o Az de Ouro (4 x 3), após empate sem gols no tempo normal. Mas na final perdeu para o Seringueira Kahel por 1 a 0, gol de Léo.

Nos dois anos seguintes o Novinha não passou da primeira fase. Em 2009, em sua pior participação na competição, perdeu os três jogos que disputou para Jardim do Lago (2 x 1), Santa Cruz (2 x 0) e Portuguesa (2 x 0).

Em 2010, foi goleado pelo Santa Rosa (4 x 0), venceu o Reunidos (3 x 2), porém foi eliminado com a derrota para o América (1 x 0). Em 2011 o Nova Itália não conseguiu se classificar para a Copa Gazeta.

Em 2012 o Novinha novamente foi desclassificado na fase inicial. Foi goleado pelo Estudantes (5 x 1), mas se reabilitou diante do Ibirapuera (4 x 1). Entrou em campo na última rodada precisando vencer o Seringueira Kahel, mas perdeu por 3 x 1.

No ano passado o time da torcida Máfia Italiana novamente ficou pelo meio do campo. Estreou vencendo o Guerreiros do Sul por 3 a 1, porém perdeu os dois jogos seguintes para Belinha Ometto (5 x 2) e Seringueira Kahel (3 x 2), dando adeus a classificação.

Antes de começar a edição deste ano, o Nova Itália era o 16º colocado no ranking dos participantes. Em 17 jogos, venceu cinco, empatou dois e perdeu dez. Seu ataque marcou 24 gols e sua defesa sofreu 35.

Esta é a sexta Copa Gazeta do Nova Itália, que precisou dos pênaltis para eliminar o Verona, campeão da Segundona. O time comandado pelo técnico Reginaldo Savogim venceu por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo normal - gol de Maicon.

O time titular que atuou no domingo passado foi esse: Ceará; Murilo, Nicola, Eliezer e Diego; Henrique, Elivelton, Joãozinho e Piá; Maicon e Izaías.

Tanquinho

Atual campeão, o Tanquinho disputa apenas a sua segunda Copa Gazeta. O time presidido por Albertino figura na 37ª posição no ranking de participantes da competição, com cinco jogos, uma vitória, três empates e uma derrota. Marcou cinco gols e sofreu cinco.

O Tanquinho teve a pior campanha entre todos os campeões da Copa Gazeta. No ano passado o time ganhou o título vencendo apenas um jogo. Na estreia empatou com o Rio Negro por 1 a 1. Na segunda rodada novo empate por 1 a 1, desta vez com o Abílio Pedro. A classificação para as semifinais veio mesmo com a derrota para o Centro Rural por 2 a 1.

Na segunda fase o Tanquinho bateu o Belinha Ometto por 1 a 0, gol de Felipe Honorato. Já na final, empate por 1 a 1 com o Centro Rural no tempo normal e vitória nos pênaltis por 5 a 3.

Terceiro colocado no Campeonato Amador deste ano - foi eliminado pelo campeão Centro Rural nas semifinais - o Tanquinho cruzou com sua filial domingo passado no Lagoa Nova. O campeão da Terceirona não resistiu a matriz e perdeu por 2 a 0, gols de Júlio César e Felipe.

O técnico Adriano Bosque escalou sua equipe na estreia com: Tito, Churrasquinho, Murilo Henrique, Murilo Moreno e Maicon Souza; Érico, Rodrigo, César e Júlio Cesar; Maicon e Léo.

Outro jogo

O Centro Rural tem números impressionantes na Copa Gazeta. Das nova participações do time do bairro do Pinhal na Libertadores do Amador, ele foi duas vezes campeão, uma vez vice e em cinco edições caiu nas semifinais. Apenas em 2008 o time não passou para as semifinais, pois perdeu dois jogos para Cosmos e Santa Cruz, ambos por 2 a 1.

O primeiro título conquistado foi em 1999. Na primeira fase foram dois empates contra Santa Cruz (1 x 1) e Boca Júniors (3 x 3) e uma vitória sobre o América (2 x 1). Nas semifinais o Centro Rural eliminou o Az de Ouro nos pênaltis, após empate por 1 a 1. Na final, outra decisão por pênaltis contra o Santa Rosa, após empate por 2 a 2. O principal destaque daquele ano foi o centroavante Amarildo com sete gols.

O segundo título do Centro Rural foi conquistado em 2011. E olha que por pouco o time não ficou de fora da segunda fase. Estreou empatando com o Santa Cruz (2 x 2), perdeu para o Abílio Pedro (3 x 0), mas se classificou ao derrotar o Santo Antônio (3 x 0). Nas semifinais passou pelo Seringueira Kahel (2 x 0) e na final goleou o Abílio Pedro por 4 a 1, gols de Risada (2), Thiago e Dinho.

No ano passado o Centro Rural chegou na final carregando um favoritismo incrível. Além de ter formado uma seleção para a competição, vinha de quatro vitórias: 2 x 1 no Abílio Pedro, 4 x 2 no Rio Negro, 2 x 1 no Tanquinho e 5 x 1 no Seringueira Kahel. O que o time do técnico Zelão Giacomelli não contava era perder a decisão para o Tanquinho, no Pradão. Empate por 1 a 1 no tempo normal e derrota nos pênaltis por 5 a 3. 

O Centro Rural é tão competitivo na Copa Gazeta, que em cinco oportunidades caiu nas semifinais, três delas nos pênaltis. As eliminações ocorreram para o ABC em 1990 (3 x 1); Minetto em 19991 (2 x 2); Santa Rosa em 1995 (1 x 1) e em 2000 (0 x 0) e para o Estudantes em 2012 (3 x 1).

O time do bairro do Pinhal é o 5º colocado no ranking dos participantes da Copa Gazeta com 38 jogos, 18 vitórias, 14 empates e apenas 6 derrotas. O time marcou 72 gols e sofreu 50.

Na final do Amador deste ano o Centro Rural foi campeão atuando com: David; Juninho, Luiz Fernando, Fernandão e Lupu; Paulinho, Emerson, Diego Carioca (Fabiano Negreiro) e Matheus Garcia; Robinho e Will (Rato).


-------------------------------

Sub-9 e Sub-11 também têm jogos decisivos

Corinthians e Grêmio se enfrentam às 8h45, no primeiro jogo do dia no Sindicato dos Papeleiros. O vencedor disputará a final da Copa Gazeta Sub-9.
O Timão chega credenciado nesta fase. Dono do melhor ataque da competição com 16 gols, o Corinthians atropelou seus adversários na primeira fase. Foram três goleadas impecáveis contra Grêmio Papeleiro (6 x 0), Thié Sports (5 x 0) e Inter/RS (5 x 0).

Já o Grêmio sofreu para conquistar a classificação. O tricolor empatou sem gols com a Escola do Lê, porém venceu na sequência o Chute Inicial (2 x 0). A vaga veio após empate suado com o Gran São João por 1 a 1, no Limeira F.C, gol de Felipe.

A outra semifinal reunirá Gran São João e Thié Sports, às 8h45, no Limeira F.C. O Gran avançou para as semifinais com uma rodada de antecedência. Foram duas vitórias iniciais sobre Chute Inicial (2 x 1) e Escola do Lê (1 x 0). O time comandado pelos técnicos Du e Kazuo garantiu a primeira colocação do grupo ao empatar com o Grêmio por 1 a 1, na última rodada.

O Thié Sports aposta todas as sua fichas na fera Karlos Eduardo, artilheiro da competição com cinco gols ao lado dos corintianos Gustavo e Dudu. Karlos foi o nome da classificação de sua equipe ao marcar quatro dos cinco gols da goleada sobre o Grêmio Papeleiro por 5 a 0. Nas duas rodadas anteriores o Thié empatou com o Inter/RS por 1 a 1 e perdeu de goleada para o Corinthians por 5 a 0.

Sub-11

Escola do Lê e Corinthians se enfrentam às 9h20, no Sindicato dos Papeleiros, valendo uma vaga na grande final. Será um duelo de duas excelentes escolinhas de Limeira.

A Escola do Lê, atual campeã, se classificou para esta fase com uma rodada de antecedência. O time do professor Valdomiro Donizeth Batista venceu seus dois jogos iniciais contra Chute Inicial (2 x 0) e Cruzeiro (3 x 1). Na última rodada apenas cumpriu tabela contra o eliminado Inter/RS, empatando por 1 a 1, no Jaguari.

O Corinthians por sua vez, venceu apenas um jogo: 3 x 0 na AABB, na estreia. O Timão vem de dois empates seguidos, contra Grêmio (0 x 0) e Thié Sports (1 x 1). Aliás, Leonardo foi o herói do time, marcando o gol da classificação no último domingo, no Limeira F.C.

A outra semifinal reunirá Grêmio e Cruzeiro, às 9h20, no Limeira F.C. O tricolor gaúcho nem precisou jogar seu último jogo para avançar. Com o WO da AABB no Lagoa Nova 1, o time dos irmãos Lopes e de Marcelo Gomes confirmou a primeira colocação do grupo. Nos outros dois jogos que disputou, venceu o Thié Sports (1 x 0) e empatou com o Corinthians (0 x 0).

O Cruzeiro se classificou de forma dramática na última rodada. O time mineiro precisava de um simples empate diante do Chute Inicial, no Sindicato dos Papeleiros e conseguiu. Dioguinho abriu o placar para o adversário, mas Romarinho, no fim da partida, marcou o gol da classificação. O Cruzeiro estreou vencendo o Inter/RS por 2 a 0, mas na segunda rodada perdeu para a Escola do Lê por 3 a 1. 

Artilharia:

Sub-9:
5 Gols - Karlos Eduardo (Thié Sports), Gustavo e Dudu (Corinthians)
2 Gols - Rafael e Bruninho (Corinthians), Nicolas (Inter/RS), Gabriel (Escola do Lê) e Pedro (Gran São João)
1 Gol - Guilherme e Caio Daniel (Corinthians), Nathan e João (Inter/RS), Kauã Ferreira e Gabriel Baitz (Gran São João), Gabriel Wagner (Chute Inicial), Vítor, João Henrique e Felipe (Grêmio), Gustavo (Thié Sports), Caique e Wellington (Escola do Lê)

Sub-11:
3 Gols - Felipe (Thié Sports)
2 Gols - Alisson e Vinícius (Escola do Lê) e João Vitor (Thié Sports)
1 Gol - Gabriel, Armindo e Romarinho (Cruzeiro), Pierre e Jean (Escola do Lê), Hiago (Grêmio), Iago, Fabinho e Leonardo (Corinthians), Victor e Dioguinho (Chute Inicial), Kavan, Eduardo e Cauê (Thié Sports) e Luan (Inter/RS)

Amador:
1 Gol - Keké (Verona), Maicon (Nova Itália), Júlio César e Felipe (Tanquinho) e Americano (Grêmio Bela Vista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário